Secretaria de Saúde de Santo Antônio de Aventureiro confirma um caso de coqueluche no município

Em nota divulgada em Rede Social, a Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio do Aventureiro informou ontem, quinta-feira (27), à população que foi confirmado um caso de coqueluche naquele município serrano. Diante do fato, a Pasta da Saúde Municipal reforça a importância da prevenção e do acompanhamento de sintomas para evitar a propagação da doença.
A Coqueluche
A coqueluche é uma infecção respiratória contagiosa, causada pela bactéria Bordetella contagiosa. Os principais sintomas incluem:
· Tosse persistente e intensa, que pode durar semanas;
· Dificuldade para respirar;
· Febre baixa;
· Chiado ou ruídos ao inspirar após os os de tosse.
A transmissão ocorre pelo ar, através de gotículas expelidas ao tossir, espirrar ou falar. O grupo mais vulnerável são os bebês, crianças pequenas, idosos e pessoas com imunidade comprometida.
A melhor forma de prevenção é a vacinação, disponível no calendário nacional de imunização para bebês, crianças, adolescentes, gestantes e profissionais de saúde. Além disso, medidas como uso de máscara em caso de sintomas respiratórios, higiene das mãos e evitar contato próximo com peoas doentes são essenciais.
Recomendação da Pasta da Saúde Aventureirense
A Secretaria Municipal da Saúde de Santo Antônio do Aventureiro pede à população aventureirense que, ao apresentar sintomas, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima para avaliação médica. O tratamento precoce evita complicações e reduz a transmissão.
Ressalta ainda que conta com a colaboração de todos para garantir a saúde e o bem-estar de toda comunidade.
Fonte e imagem: SMSSAA