Eleições 2026: veja possíveis nomes para a disputa ao governo de Minas
O momento é de finalizar o pleito municipal, mas alguns nomes já são ventilados como possíveis candidatos ao governo do Estado daqui dois anos; confira.

Pode parecer cedo, mas as eleições para o governo de Minas, em 2026, já devem começar a movimentar os bastidores da política no Estado. Com o pleito municipal quase finalizado, especialistas avaliam que os partidos devem voltar as atenções para articulações que envolvem o próximo período eleitoral. Embora dirigentes partidários defendam que o momento é de focar em mandatos conquistados, alguns nomes são ventilados como potenciais candidatos. Confira aqui alguns deles:
Alexandre Kalil (sem partido) – Ex-prefeito de Belo Horizonte
Foi prefeito de BH de 2016 a 2022. Renunciou para disputar a eleição para governador. Foi derrotado em 1º turno por Romeu Zema (Novo). Deixou o PSD em julho em articulação com o Republicanos para apoiar a candidatura de Mauro Tramonte à prefeitura. O acordo envolveria a possibilidade de Kalil ser o candidato da legenda em 2026. Mas o nome dele saiu enfraquecido após o fracasso como padrinho político de Tramonte, que não avançou para o segundo turno.
Alexandre Silveira (PSD) – Ministro de Minas e Energia
Escalado pelo presidente Lula para assumir o Ministério de Minas e Energia em 2023, Silveira foi deputado federal e senador. Também atuou como secretário de Estado de Gestão Metropolitana e de Saúde durante o governo de Antonio Anastasia, entre 2011 e 2014. Foi presidente do PSD até o ano ado. Chegou a ser cotado como um possível candidato à Prefeitura de Belo Horizonte em 2024, mas acabou apoiando Fuad Noman (PSD), que disputa a reeleição. É apontado como um possível nome do PSD para a corrida pelo governo de Minas, em 2026.
Aécio Neves (PSDB) – Deputado federal
Foi governador de Minas por dois mandatos (2003 a 2010). Eleito senador e disputou a presidência da República, em 2014. Cumpre mandato na Câmara dos Deputados e intensificou a participação nas articulações no Estado, incluindo apoio à candidatura do prefeito Fuad Noman (PSD). É apontado pelo presidente do PSDB, Paulo Abi-Ackel, como o principal nome para 2026.
Rodrigo Pacheco (PSD) – Presidente do Senado
Senador eleito em 2018, está à frente da presidência da Casa desde 2021. Foi deputado federal. No último ano, assumiu o protagonismo nas articulações com o governo federal para renegociação da dívida de Minas. A atuação fez com que o nome dele despontasse como um dos potenciais concorrentes à chefia do Executivo. Em julho, durante entrevista exclusiva a O TEMPO, o presidente Lula (PT) afirmou que Pacheco é a figura pública mais importante de MG.
Marília Campos (PT) – Prefeita de Contagem
Prestes a assumir o quarto mandato como prefeita de Contagem, na região metropolitana de BH, Marília Campos venceu a disputa pela reeleição ainda em primeiro turno, garantindo a continuidade do governo petista no terceiro maior colégio eleitoral de Minas. É considerada como um dos nomes mais fortes do PT em Minas, conforme avaliado pelo presidente estadual da legenda, Cristiano Silveira.
Mateus Simões (Novo) – Vice-governador de Minas
Antes de chegar ao posto de vice-governador, em 2022, foi vereador da capital mineira. No último ano, teve protagonismo nas discussões sobre o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e a elaboração de alternativas para pagamento da dívida do Estado com a União. Filiado ao mesmo partido do governador Romeu Zema, o vice-governador de Minas é apontado nos bastidores como um candidato natural do Novo para disputar a chefia do Executivo estadual em 2026.
Cleitinho Azevedo (Republicanos) – Senador
Antes de se tornar senador por Minas Gerais, foi vereador em Divinópolis e atuou como deputado estadual entre 2018 e 2022. Mesmo filiado ao Republicanos, é aliado de vários nomes do PL e chegou a atuar ativamente em campanhas de candidatos da legenda nas eleições de 2024. Foi o caso de BH, onde abriu mão de apoiar o correligionário Mauro Tramonte (Republicanos) para apadrinhar Bruno Engler (PL) na disputa pela prefeitura. Durante visita à capital mineira em setembro, Bolsonaro expressou o desejo de atrair Cleitinho para o PL e apoiar a candidatura dele ao governo de Minas.
Nikolas Ferreira (PL) – Deputado federal
Deputado federal mais votado do país, em 2022, o parlamentar mineiro iniciou a carreira política como vereador, em Belo Horizonte. Com forte atuação nas redes sociais, é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e figura entre os principais nomes da legenda conservadora no país. Em 2024, atuou como cabo eleitoral de vereadores do PL em todo o Brasil, incluindo o parlamentar Pablo Almeida, que se tornou o vereador mais votado da história de BH. Nos bastidores, é apontado como um dos nomes mais fortes da direita para disputar o governo de Minas.
Fonte: Jornal O Tempo – Por Clarisse Souza