Empreendedor preocupado na revitalização do distrito de Angustura, Cezinha Vidal visita o escultor alemparaibano José Heitor

Quando da realização na semana ada, última sexta-feira e sábado (22 e 23/06), do evento denominado Angustura Blues & Rock, os presentes puderam observar parte da obra de restauração externa de um centenário imóvel que vem sendo promovida pelo jovem empresário Cezinha Vidal. Vale ressaltar, ainda muito está para ser feito para que aquela restauração seja concluída, isto porque na parte interna do imóvel o piso ainda está em fase inicial de reparação e, segundo informações oficiosas, o mesmo poderá ser acrescido de uma espécie de porão para realização de cursos de arte e decoração, sem contar outras benfeitorias que também estão sendo executadas.
Em conversa informal com o jovem empresário, no amplo salão com cerca de 200 metros quadrados deve ser instalado uma loja de exposição de móveis da Marcenaria Angustura, um empreendimento que ora inicia suas atividades em terras angusturenses. Ali também será instalado um Bistrô que terá por finalidade receber visitantes à centenária e histórica Vila de Angustura. Nesse Bistrô, segundo Cezinha, também é pretensão instalar um pequeno espaço que servirá para homenagear nada mais nada menos que um dos mais importantes artistas alemparaibanos, o talentoso e reconhecido internacionalmente escultor José Heitor que algumas semanas atrás recebeu, em sua residência, a visita do jovem empresário acompanhado do editor do Jornal Além Parahyba, Flávio Senra.
“Tive a oportunidade, através de Flávio Senra, matar minha curiosidade e conhecer pessoalmente o talentoso escultor alemparaibano José Heitor, certamente um dos mais importantes nomes da arte e cultura brasileira da atualidade”, relata Cezinha. “Fui recebido na residência desse magistral artista onde tive a oportunidade de conhecer seu trabalho, sua história e família, e na ocasião revelei o meu interesse em, quando da inauguração oficial do imóvel que ora restauro em Angustura, nele promover uma exposição, por pelo menos 30/60 dias, de algumas de suas obras, em especial a histórica Carijó. Quem sabe, deixei claro ao grande artista alemparaibano, poderia até mesmo adquirir duas de suas obras, caso seja viável a sua venda, cuja finalidade será o de ocupar um espaço de destaque junto ao Bistrô que lá temos a intenção de fazer funcionar”, revelou o empresário.
Durante as quase três horas da visita ao importante nome da arte-cultura alemparaibana, Cezinha mostrou-se boquiaberto com os relatos e causos narrados por José Heitor, inclusive a sua preocupação com o destino de várias obras que fazem parte de seu acervo pessoal (o artista alemparaibano está com 86 anos de idade), entre estas “Os Músicos”, “Orgia” – também conhecida como “Sodoma e Gomorra”, e a histórica “Carijó”, apresentada pela primeira vez ao povo alemparaibano quando o município comemorou o seu centenário.
Carijó, cujo nome era Adelaide, segundo o artista é sua obra que melhor representa Além Paraíba, pois se trata de uma homenagem que fez a uma importante personagem popular da história da boa terra banhada pelo Rio Paraíba do Sul. Para José Heitor, a escultura Carijó nunca deveria residir em qualquer outro lugar que não seja sua terra natal.
Como já é de conhecimento de muitos, Cezinha Vidal tem buscado, com recursos próprios, investir no histórico distrito alemparaibano buscando a sua revitalização. Entre seus empreendimentos um já virou sinônimo da arte culinária da região, o Restaurante AnQuim, que a cada semana que a recebe um grande números de visitantes. Além do AnQuim, como já citado está em fase inicial de funcionamento a Marcenaria Angustura, bem como uma Charcutaria cujos produtos já começam a ser degustados em grandes centros, como Niterói (RJ), onde o empresário reside com sua família.
“Minha infância e pré-adolescência sempre teve por foco Angustura, terra natal de meu pai, e onde meus avós constituíram sua família. Além do amigos que tive e tenho, vejo Angustura com um potencial que deveria e pode ser explorado com resultados surpreendentes, voltado em especial ao turismo. E a chave para que isso ocorra depende apenas da boa vontade das autoridades, atuais e futuras, que deveriam olhar com mais atenção a maior riqueza que Angustura possui – sua história”, relata César Luiz da Silva Vidal, o Cezinha Vidal.
Nas imagens ora apresentadas, estão duas da visita do jovem empreendedor à residência do escultor alemparaibano José Heitor, e três mostrando ângulos diferentes do centenário e histórico imóvel que está sendo restaurado no distrito de Angustura…




Texto: Flávio Senra / Fotos: Flávio Senra, Cezinha Vidal e Maria Lúcia Diniz Bezerra