sexta-feira, maio 23, 2025
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Obras do escultor alemparaibano José Heitor estão em exposição na cidade de Petrópolis  

A exposição, denominada “Reminiscências – A Arte Viva de José Heitor”, apresenta a riqueza da vivência do artista e a profundidade de seu engajamento com suas raízes afro-brasileiras.

Várias obras do escultor alemparaibana José Heitor da Silva, apelidado pelo Jornal Além Parahyba, em 1988, de “O Poeta da Madeira”, estão sendo expostas ao público na cidade de Petrópolis, na Faeterj.

A exposição das obras deste que é um dos mais expressivos escultores brasileiros da atualidade, denominada “Reminiscências – A Arte Viva de José Heitor”, foi inaugurada na semana ada, quarta-feira (22), e apresenta não apenas a evolução das obras do artista, mas também a riqueza de sua vivência e a profundidade de seu engajamento com suas raízes afro-brasileiras.

Entre as obras que estão sendo apresentadas ao público estão: Os Músicos; Sodoma e Gomorra; São Sebastião; Mundo Cão, a histórica Carijó, e outras. Vale ressaltar, a curadoria da exposição é de Lucimar Cunha, Cocco Barçante e Glória Correia, e sua realização é da Faeterj Petrópolis, QuipoTech, Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro – Casa de Cultura Cocco Barçante e apoio do Fórum Itaboraí.

A abertura da exposição contou com presença de familiares e iradores do escultor alemparaibano, além de vários outros artistas-amigos que José Heitor conquistou durante sua extraordinária carreira. A abertura da exposição contou com uma apresentação do Trio de Violinos da Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí.

Leia mais sobre o evento e um pouco da história de José Heitor ando o link /2024/05/obras-do-escultor-alemparaibano-jose-heitor-estarao-sendo-expostas-na-cidade-de-petropolis-a-partir-amanha-quarta-feira-22/

Fotos: Iara Silva