domingo, maio 25, 2025
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Eleitos os novos membros do Conselho Tutelar de Além Paraíba

Possíveis irregularidades foram verificadas no processo eleitoral.

Utilizando urnas eletrônicas, foi realizada ontem, domingo (1º outº), na Escola Estadual Sebastião Cerqueira, na Ilha do Lazareto, a eleição da escolha dos novos membros do Conselho Tutelar de Além Paraiba. 

Vinte e quatro candidatos concorreram ao cargo que tem remuneração de cerca dois salários mínimos, e que após ampla campanha nos últimos dias aguardavam com expectativa o final da tarde e o início da noite pelo resultado da apuração dos votos.

Compareceram para votar 3.099 alemparaibanos, tendo sido apurados 3.082 votos válidos, 16 nulos e voto em branco. Foram utilizadas 14 urnas eletrônicas e 42 mesários.

Feita a apuração, os cinco conselheiros eleitos foram:

·         1º – Matheus Vital Rocha – 322 votos

·         2º – Sandra Aparecida S. Andrade – 280 votos

·         3º – Tathiane Machado da Silva – 244 votos

·         4º – Ivone da Silva – 240 votos – REELEITA

·         5º – Maria Aparecida S. Cytrangulo – 234 votos – REELEITA  

Os cinco Suplentes eleitos foram:

·         Cristiane da Silva Oliveira – 230 votos

·         Ariane Andrade Lima – 196 votos

·         Marietti Lima Rocha Silva – 145 votos

·         Letícia Pereira Barbosa – 138 votos

·         Edna Maria R. da Silva – 132 votos 

Mesmo eleitos, os cinco vencedores somente serão considerados conselheiros efetivos a partir da homologação, que deverá acontecer ainda este mês.

Irregularidades no processo serão apuradas pelo CMDCA

Várias denúncias verbais de possíveis irregularidades foram registradas no processo eleitoral para escolha dos novos membros do Conselho Tutelar de Além Paraiba, entretanto nenhuma foi feita de forma oficial. Alguns candidatos que atuaram como seus próprios fiscais teriam tirado fotos das irregularidades, uma delas por transporte de eleitores, o que é proibido. Até mesmo o promotor de justiça, Dr. José Gustavo, determinou que dois homens que estariam fazendo campanha para uma candidata deixassem as imediações da Escola Sebastião Cerqueira, onde aconteceu a votação.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) aguarda receber, a partir de hoje, segunda-feira (02), possíveis denuncias oficiais que, caso aconteçam, serão devidamente apuradas e, se confirmadas, o infrator perde a sua candidatura.

Vale ressaltar, já de outras ocasiões o processo eleitoral para a escolha de membros do Conselho Tutelar de Além Paraíba é alvo de denúncias, inclusive o de possível compra de votos e transporte dos eleitores, situações que não foram apuradas com o rigor que mereciam ter.