Trem Turístico Rio-Minas poderá começar a circular em dezembro deste ano entre os municípios fluminenses de Três Rios e Sapucaia
Para o trecho entre Sapucaia e os municípios mineiros, aí incluindo Além Paraíba, não existe previsão de quando estará funcionando.

Após oito anos de expectativa e trabalho, com negociações nas esferas pública e privada, recuperação de trecho ferroviário, reforma de vagões, além das dificuldades trazidas pela pandemia, o Trem Rio-Minas, primeiro trem turístico interestadual do Sudeste do país, deverá finalmente apitar, sair da estação e entrar nos trilhos.
“Estamos confiantes que, em dezembro, faremos a primeira viagem”, disse a presidente da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem, Cyntia Nascimento, que está à frente do projeto iniciado em 2015.
A motivação maior para o início do serviço veio da concessão do Certificado Operacional Específico (COE), documento fundamental para que o Rio-Minas entre em funcionamento. “Estávamos esperando a certificação desde 2017, daí nosso entusiasmo. São muitos anos batalhando sem recursos públicos”, informou Cyntia.
Ao todo, a locomotiva vai percorrer oito cidades. São elas: Três Rios e Sapucaia, no estado do Rio de Janeiro; Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba, Chiador e Cataguases, em Minas Gerais.
Vale ressaltar, inicialmente, caso seja iniciado de fato em dezembro deste ano, o Trem Turístico Rio-Minas irá funcionar no trecho entre os municípios fluminenses de Três Rios e Sapucaia.