Receita Federal apreende mais de R$ 500 mil em mercadorias em Ubá e Rio Pomba
Operação contou com o apoio das Polícias Militar e Rodoviária Federal.

A Receita Federal deflagrou, nos dias 12, 13 e 14 de setembro, uma nova fase da Operação Gray Line, com objetivo de combater o comércio irregular de smartphones e outros eletrônicos, realizado por estabelecimentos comerciais nas cidades de Ubá e Rio-Pomba.
A operação é uma continuação de outra realizada no Sul de Minas, em 2022. As abordagens contaram com o apoio do 21º Batalhão da PMMG e com o apoio da PRF nas atividades realizadas nas rodovias da região.
As mercadorias comercializadas pelos estabelecimentos abordados entraram no país de forma irregular, burlando o pagamento dos impostos obrigatórios na importação formal, além de não terem ado por testes de homologação das agências responsáveis, tais como a ANATEL.

O nome “Gray Line” faz referência a uma linha de produtos de uma marca renomada de equipamentos eletrônicos. De acordo com as investigações, os importadores desses eletrônicos referem-se aos aparelhos importados de forma irregular como aparelhos da “linha cinza” (em inglês, Gray Line).