Homem põe fogo no próprio corpo em protesto contra o STF: ‘Morte ao Xandão’
Manifestante não resistiu e morreu na madrugada desta quinta-feira (02).


Um homem colocou fogo no próprio corpo na última terça-feira (31) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Segundo testemunhas, a ação foi parte de uma manifestação realizada no gramado do camteiro canyteiro central da Esplanada contra o Supremo Tribunal Federal (STF). A manifestação ocorreu na terça-feira 31, no gramado do canteiro central da Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Segundo relatos de testemunhas à Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF), o manifestante encharcou-se com líquido inflamável e se incendiou. Neste momento, ele gritou: “Morte ao Xandão”, em referência ao ministro do STF Alexandre de Moraes.
A vítima não teve a identidade revelada, mas tem 58 anos e seria natural de Botucatu, no interior de São Paulo.
Ela recebeu socorro de pessoas que avam pelo local, avistaram o fogo e conseguiram apagá-lo rapidamente, antes de chamarem o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).
Mensagens políticas com figuras internacionais
A Polícia Militar também foi acionada e, junto ao mAnifestante, encontrou diversos panfletos de cunho político, com imagens de figuras como:
· o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela;
· o alemão Johann Georg Elser, famoso por tentar matar Adolf Hitler;
· Claus von Stauffenberg, líder da Operação Valquíria, que também tinha como intuito executar o ditador alemão.
Em todas as imagens, apareciam os dizeres “perdeu, Mané”, em alusão à frase dita pelo ministro do STF Luís Roberto Barroso a um manifestante apoiador de Jair Bolsonaro (PL) que o incomodou em Nova York.
O homem foi levado às pressas para o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), referência em tratamento a pacientes com queimaduras, onde ficou internado. Na madrugada desta quinta-feira (02), ele não resistiu e veio a falecer.
Fontes: Revista Oeste, Yahoo, Carta Capital e outras