sexta-feira, maio 23, 2025
COLUNASDESTAQUEESPORTESNOTÍCIAS

ALÉM GOL: escola para aperfeiçoamento para iniciação e preparação de goleiros é criada pelo ex-atleta alemparaibano Serginho Pacheco

Filho de Devanir Pacheco, um dos mais importantes goleiros do futebol de Além Paraíba e da região, o também ex-goleiro Sérgio Henrique Santos Pacheco, o Serginho, 54 anos, criou no município alemparaibano a ALÉM GOL, uma espécie de escola destinada a levar aos atletas da posição as técnicas e aperfeiçoamento para iniciação e preparação.

A “Tradição da Camisa 1”, como Serginho define sua escola, está funcionando no estádio do Esporte Clube Vila Nova, aliás clube onde ele e seu pai iniciaram a carreira, e onde o agora responsável pelo ensinamento a atletas da posição conquistou seu primeiro título. “A ideia de criar a ALÉM GOL surgiu após um bate-papo com alguns amigos ex-atletas, bem como por visualizar inúmeros garotos iniciando a carreira no futebol se espelhando em grandes goleiros que o Brasil já teve e ainda tem. Quero ainda ressaltar que outro motivo foi de ter visto meu pai e outros grande goleiros de nossa cidade atuando, como Biguinha, Fachada, Rogério e outros”.

Assim como seu pai, Serginho atuou em vários clubes alemparaibanos e da região, sempre com grande destaque. Atuou nos clubes alemparaibanos Independente, Vila Nova, Operário e São José. Em clubes da região, teve agem de destaque no Independente (Volta Grande), Grêmio (Pirapetinga), Carmense e Monte Carmelo (Carmo), Mangueira (Sapucaia), Independente e Flamenguinho (Teresópolis), Friburguense (Nova Friburgo), Cruzeiro (Belo Horizonte) e Ribeiro Junqueira (Leopoldina), neste último onde seu pai até hoje é reverenciado como um dos maiores goleiros da história daquele tradicional clube leopoldinense, um dos mais importantes clubes de futebol da Zona da Mata Mineira.

Com pouco mais de um mês atuando no ensinamento e preparação de goleiros, a ALÉM GOL funciona na sede do Esporte Clube Vila Nova, já conta com 12 dedicados alunos, e os treinamentos obedecem aos seguintes dias da semana e horários: as segundas e quartas-feiras, de 16 às 18 horas; terças e quintas-feiras, das 8 às 10 horas. O trabalho da ALÉM GOL atende atletas da base até veteranos, e a idade para iniciação é a partir dos 8 anos.

Numa conversa informal com o editor do Jornal Além Parahyba, Serginho ressaltou que acredita que seu trabalho ajudará sensivelmente aos futuros craques da posição que revelou grandes nomes de alemparaibanos da posição. “Além Paraíba sempre foi um, celeiro de grandes craques do futebol. Alguns vi jogar, outros não, mas tive conhecimento de seus nomes, alguns até pessoalmente, através de meu pai. Posso citar Errol, José Mauro, Parodi, Wolninho, Garcia, Zé Paulo, Dirley Rocha, Geraldino, Canguru, Tião “Dois Canos”, Garcia, Babá e outros, isto sem contar goleiros como Biguinha, Fachada, Rogério, Miguel e o professor Mário Barrigana”, salientou o craque que como diz o ditado “filho de peixe, peixinho é”.

E atenção senhores empresários, em especial aqueles que acreditam que o esporte, em especial o futebol de Além Paraíba, tem potencial suficiente para levar além fronteiras o nome de nosso município! A ALÉM GOL NECESSITA DE APOIO PARA CRESCER E VALORIZAR O FUTEBOL DA BOA TERRA BANHADA PELO RIO PARAÍBA DO SUL. ABRACE ESSA IDEIA E SEJA UM DE SEUS PATROCINADORES! MAIORES INFORMAÇÕES PELO TELEFONE (32) 98823-0572, FALAR COM SERGINHO PACHECO…